Pregnância
- Roberta Souza
- 18 de jan. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2024
A pregnância é uma qualidade atribuída aos elementos visuais que define o grau de interpretação do observador. Em outras palavras, a pregnância é o quão rápido uma imagem pode ser entendida por uma pessoa ou um grupo.

A Gestalt é o estudo da percepção humana sobre tudo que pode ser visto. Este estudo definiu leis de percepção visual que são:

As leis da gestalt podem ser aplicadas em absolutamente qualquer projeto, desde a criação de um logotipo até uma peça publicitária. Dependendo do objetivo e da aplicação da técnica, o projeto será classificado como de alta ou baixa pregnância. Vamos ver na prática!

Esta composição é rica em cores e a organização da tipografia é complexa. Esta peça pode ser classificada como de baixa pregnância devido à riqueza de elementos que precisam de mais tempo para serem observados e interpretados individualmente.

Já este tem uma paleta de cores reduzida, logotipo e a técnica de figura e fundo e de fechamento aplicadas, pode ser considerado um design de alta pregnância já que é muito rápido de compreender todos os elementos e extrair alguma mensagem.
É importante entender que alta e baixa pregnância não é diretamente proporcional à eficiência. Se um projeto tem como objetivo reter a atenção por mais tempo, o ideal é que a pregnância seja baixa e ao cumprir este requisito a peça pode ser considerada um sucesso!
Se os princípios de design e as leis da gestalt forem mal aplicados, isto também afeta a pregnância do projeto, mas de forma negativa e resulta em prejuízos já que o objetivo não será atingido.



Vamos ver se você aprendeu o que é pregnância. Esta imagem é de alta ou baixa pregnância?
Kommentare